23.12.11

2011 e Seus Destaques


Final de ano, explode listas para tudo o que é lado. Ontem tentei fazer uma lista por colocação e não tive nenhum bom resultado. É impossível listar as 10 melhores músicas, ou 10 melhores discos. Então aqui vai uma lista, mas sem colocação e tem coisa aqui que nem é a melhor de cada álbum, mas cada uma de sua maneira chama atenção. Tem os links para download da faixa mencionada e todos os créditos do upload são do site www.sundownl.com e seus upadores. 

O tão aguardo Metals da Feist (ali em cima) caiu bem ao ouvidos em 2011, é uma obra de arte este disco. Música para os ouvidos e para momentos importantes, sempre assim que vejo Feist.


Essa foi uma grata surpresa e acho que foi a artista que mais tocou como trilha sonora - quase todos programas Multishow, Victoria's Secret Fashin Fashion, seriados - enfim, acho que Ceremonials trás a Florence Welch a grandeza que ela esperava. E quando você ouve este disco é bem isso que sente, é aquela coisa de quero ser grande e tocar pra mega arenas lotadas. E de uma coisa eu não tenho a mínima dúvida, quem for ao show não se arrependerá nunca. Ela vem ao Brasil agora para o Summer Soul Festival - ano passado teve Amy Winehouse, tamanho reconhecimento - e ao vivo é muito melhor. Florence é a melhor artista que conheci em 2011.


Podem falar o que quiserem de Foster The People e há quem fale mal também, de Pumped Up Kicks, mas dúvido quem fica parado ao som destes caras. Mark Foster é aquele tipo de cara que você estranha quando fala, já que a voz dele é grossa e ele canta em falsete. Os caras vem ao Brasil em 2012 para o Lollapalooza Brasil e valerá muito a pena assistir esse show. O meu já está garantido.


Criolo tem um monte de faixas para colocar aqui. Mas coloquei a hype mesmo. Não Existe Amor em SP é incrível, assim como todo o álbum. Se tivesse que escolher o melhor álbum nacional de 2011, este com certeza ganharia fácil. A entrevista de Criolo para a Trip me fez o enxergar com outros olhos, não que precisasse, mas me mostrou o quanto os artistas de hoje estão ligados e levando a música como um mercado. Você pode manter todas suas raízes e seus princípios mas tem que saber agir junto as grandes corporações. Foi isso que Criolo fez em seu clipe com parceria da Nike, assim como Emicida com a Intel. Se você ainda não escutou este disco, tá perdendo tempo de conhecer um grande artista brasileiro.


Essa é uma outra grata surpresa de 2011. Não conheço ainda tão afundo a banda e suas origens, mas Girls no meu repertório é uma banda que chegou pra ficar. Vomit é uma faixa tão boa, mas tão boa, que só se ouvindo pra entender. É difícil falar sobre uma música, cada um tem uma percepção uma forma de entender e ser tocado. Esse é o grande barato eu acho.


The Black Keys e set caminho. Esse disco é algo inacreditável. Depois de Brothers em 2011, esperava-se muito do duo e eles não apenas superaram essa expectativa, como já deixaram muita para o próximo disco. Há quem fale ser incapaz de superar este, eu já não dúvido, porque achava isso de Brothers. O disco é do início ao fim dançante, contagiante e inspirador. Se quiser alegrar o seu dia é só ouvir Lonely Boy.


The Kills. Tenho este disco - fisicamente, não só digital - e falo uma coisa, pegar o encarte e viajar junto com VV e Hotel é muito bacana. A musicalidade deste rock de garage do duo é demais. Heart is A Beating Drum é a minha preferida, mas caio por Baby Says, Satellite, enfim, todas as faixas são boas. Fizeram shows no Brasil agora final do ano e quem foi, diz que é incrível. Isso dá pra ver bem, VV no palco é incomparável e o DVD aguardado será lançado em 2012. Mais uma compra.


I Should Have Know é a melhor faixa deste disco. Se fala ou não de Kurt Cobain ninguém tem certeza, mas que parece muito com isso, parece. Trabalhando com Vig, Dave Grohl e sua turma produziram um dos melhores discos de 2011. Algo tipo o The Black Keys, será que o próximo sai melhor? Segundo Vig que tem ouvido umas demos da banda, diz que o próximo disco será algo grandioso. Vamos esperar. Enquanto isso dá para curtir Wasting Light inteiro e o documentário Back and Forth também, já que nele conta toda a história da banda e também da criação deste último disco. Vale muito, como um aquecimento para Lollapalooza Brasil 2012 onde a banda é headliner.


A nova queridinha dos indies. Lana Del Rey tem todos atributos para ser grande. Cada vez mais ela vem surpreendendo, tanto que este último clipe - Born To Die - merece muito destaque em 2011. A garota que tem debut marcado para final de janeiro é realmente muito boa. Quando ouvi Video Games pela primeira vez, parei tudo que tava fazendo e falei "ixi, aí tem coisa" e foi cada vez mais, "tendo coisa". Agora com Born To Die, minha preferida, só estou no aguardo do disco completo. Lana Del Rey é uma mistura de menininha frágil com mulher sexy e quando ela abre a boca, você desacredita. Tomara que fique, por muito tempo será um colírio para os ouvidos. Literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário